O Papel do Planejamento na Construção (Fonte: Revista Grandes Construções)
Durante muitos anos, a construção civil cresceu em escala exponencial no Brasil. No entanto, desde o final do ano de 2013 o setor tem sofrido um recesso, com a instabilidade político-econômica acarretando aumento de preços dos insumos e levando as empresas a repensar seu método de trabalho, de modo a continuar no mercado e suportar os impactos financeiros do período de baixa.
Em tal cenário, as empresas da área passaram a estudar os problemas que acarretam perdas recorrentes nos canteiros, constatando que a falta de planejamento e controle traz impactos no desenvolvimento da obra e que, com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, o sucesso está cada vez mais atrelado à mitigação de erros e ao afunilamento dos processos.
Nesse processo, o método PDCA (Plan, Do, Check, Action) passou a ser visto como “solução” para a assertividade dos processos produtivos no decorrer da obra, já sendo utilizado com bons resultados no país.
Mesmo que muitos profissionais de engenharia ainda desprezem a eficiência promovida por ações planejadas, o planejamento tem suma importância na construção, pois possibilita avaliar simultaneamente várias atividades e tomar as decisões mais assertivas, minimizando impactos negativos do processo organizacional.
Um bom planejamento evita o desperdício de tempo, dinheiro, mão de obra e materiais, permitindo realizar análises e implementar medidas mitigatórias e de tratamento para riscos, gerenciar todas as atividades e avaliar processos, caminhos e informações importantes do projeto.
Mas para que o planejamento seja eficaz e eficiente, é necessário que o gestor domine o empreendimento e imprima coerência e adequação à execução. Ou seja, para planejar uma obra é necessário ter conhecimento do empreendimento como um todo, incluindo o entorno, a demanda para a região, o público-alvo, a localização e situação do terreno e a concepção do projeto arquitetônico, passando pelo orçamento de execução até a conclusão da obra.
Um dos fatores mais importantes no planejamento é a comunicação entre os stakeholders, que tem como finalidade unificar informações e interpretações, bem como possíveis dúvidas, para que não sejam repassadas para outra etapa. O planejamento de uma obra não é realizado apenas a partir da elaboração de um cronograma, pois envolve atividades como layout do canteiro, atuação da equipe de obra, contratação indireta e direta, suprimentos etc.
Após a elaboração de todos os planos, é necessário monitorar o avanço das atividades e verificar o cumprimento do que foi planejado. Resumidamente, o planejamento ocorre em três etapas, iniciando-se com a escolha do local para sua implantação e os devidos estudos de viabilidade, arquitetônicos orçamentárias e legais, seguidos pela captação do cliente, ou seja, propaganda, marketing e anúncios, até encerrar com a escolha de fornecedores e profissionais para a execução da obra.
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